Quem somos

Início > Institucional > Quem Somos

O Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce, homologado em novembro de 2024, extinguiu a Fundação Renova e transferiu a responsabilidade do Plano de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático (PMQQS) para a Samarco, o governo federal, os governos dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e os municípios que aderiram a ele. A  governança ficou a cargo do Ibama. Saiba mais sobre a metodologia do programa.

Acompanhamento Técnico

O GTA-PMQQS conta com a participação de especialistas com formações diversas, como biólogos, engenheiros, oceanógrafos dentre outras, de 6 instituições públicas diretamente envolvidas: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Equipe

Aproximadamente 65 pessoas estão diretamente envolvidas com a implementação e execução do programa conduzido pela Fundação Renova. São profissionais das mais variadas formações, como biólogos, engenheiros ambientais, oceanógrafos, especialistas em recursos hídricos, técnicos de campo e consultores ambientais.